Relatórios de Emprego nos EUA: qual a diferença entre o Payroll, o JOLTS e o ADP? 

Payroll, JOLTS e ADP
Compartilhe:

Navegue pelos principais tópicos

Payroll, JOLTS e ADP: O que esses relatórios de emprego nos EUA mensuram? Qual a diferença entre eles? E qual é o mais importante? 

Relatórios de Emprego nos EUA 

Quando comecei a acompanhar o mercado americano, me deparei com estes três relatórios de emprego nos EUA:  

Confesso que, no início, me afogava neste mar de informações. Apesar da confusão, nunca deixei de acompanhar esses relatórios, por entender o impacto que a atividade econômica, mensurada através do nível de emprego, causa nos mercados. Fazendo com que, por exemplo, o Fed opte por cortar juros em casos de enfraquecimento da economia. 

Dando um passo para trás e estudando mais afundo os conceitos, pude compreender melhor a metodologia, a função e principalmente os impactos de cada um desses relatórios nos mercados.  

Payroll (Nonfarm Payroll) – Current Employment Statistics (CES) 

“O programa Current Employment Statistics (CES) produz estimativas detalhadas por setor sobre o emprego não agrícola, horas e ganhos dos trabalhadores nas folhas de pagamento (payroll).”

 

Essa definição é doBureau of Labor Statistics (BLS), agência do governo federal norte-americano responsável por mensurar estatísticas econômicas trabalhistas. Dentre elas, o próprio Current Employment Statistics (CES), popularmente conhecido como Payroll ou Nonfarm Payroll, por se ater aos trabalhadores não agrícolas. Ademais, o BLS também é responsável pelo relatório JOLTS, o qual irei abordar mais afrente. 

Em suma, o Payroll fornece dados detalhados acerca do mercado de trabalho norte-americano: taxa de desemprego, número de novos postos de trabalho não agrícolas, horas trabalhadas e salário por hora trabalhada. Sua amostra abarca 80% de toda força de trabalho estadunidense e o relatório é divulgado mensalmente, na primeira sexta-feira do mês subsequente, pela BLS. 

JOLTS – Job Openings and Labor Turnover Survey 

“O Job Openings and Labor Turnover Survey (JOLTS) é uma pesquisa mensal desenvolvida para atender à necessidade de dados sobre vagas de emprego, contratações e desligamentos. Esses dados servem como indicadores da demanda por mão de obra e da escassez de trabalhadores em nível nacional.

 

O conceito acima também é da BLS, que é a agência responsável por mensurar os dados e elaborar o relatório JOLTS. Em suma, o JOLTS é uma pesquisa feita com estabelecimentos, públicos e privados, para mensurar dados estruturais sobre o mercado de trabalho americano, explorando a dinâmica entre oferta (trabalhadores) e demanda (empresas e governo) por trabalho.  

É importante destacar que a amostra mensal do JOLTS abarca apenas 21 mil estabelecimentos (0,2% do total nos EUA), enquanto a amostra do Payroll abarca 80% dos trabalhadores. Por outro lado, o relatório JOLTS é mais denso, colhendo dados específicos que não são abarcados no Payroll, como número de contratações, desligamentos voluntários, demissões e dispensas. Tais dados são importantes para compreender com maior riqueza de detalhes o mercado de trabalho norte-americano, mais especificamente a dinâmica entre oferta de mão de obra (trabalhadores) e demanda por trabalho (empresas e governo)

Por conta disso, os dados do JOLTS são ajustados mensalmente em proporção às estimativas atuais de emprego do CES (Payroll), o que é possível haja vista que ambas as pesquisas são feitas pelo BLS. Sendo assim, o JOLTS e o Payroll são intrinsicamente complementares. Por fim, o JOLTS é publicado com um mês de atraso em relação ao Payroll e ao ADP. Isso acontece devido à maior complexidade na coleta, validação, análise e ajuste nos dados do JOLTS.  

ADP National Employment Report 

“O ADP National Employment Report é uma pesquisa independente a qual mensura a variação no emprego e na remuneração do setor privado nos EUA, proveniente de dados reais e anônimos da folha de pagamento das empresas clientes atendidas pela ADP.”

 

Tal explicação é da própria Automatic Data Processing (ADP), a maior provedora em soluções de RH (recursos humanos) do mundo, focada em gerenciamento de capital humano em nuvem. Um de seus principais serviços é gerenciar a folha de pagamentos (payroll) dos seus clientes. A ADP presta esse serviço para milhares de empresas nos EUA, por isso possui uma base de dados mensal que abarca mais de 25 milhões de trabalhadores (18,5% do total de trabalhadores do setor privado). 

A empresa coleta esses dados e divulga o ADP National Employment Report mensalmente, expondo suas descobertas em parceria com o Stanford Digital Economy Lab. Em suma, o relatório contempla duas principais frentes: Emprego e Salário Anual. De forma que ambos os dados são destrinchados por região e setor de atividade. 

Desde 2010 a ADP elabora seu relatório mensal de emprego, o qual é visto pelo mercado como uma proxy antecipada do Payroll, pois é divulgado com dois dias de antecedência. As principais diferenças entre os dois é a amostra e a metodologia de pesquisa. Vale ressaltar que o ADP costuma reportar dados um pouco maiores de emprego e salário, quando comparado com o Paroll. Isso é natural, haja vista que sua amostra é menor, abarcando apenas empresas clientes da ADP. Por consequência, excluindo empresas que optaram por não contratar seus serviços: seja porque utilizar um concorrente, seja por não ter condições financeiras de arcar com os custos do serviço. 

Comparação: Payroll x JOLTS x ADP 

Agora, compreendendo melhor os conceitos de cada um dos relatórios de emprego nos EUA, podemos fazer uma comparação entre eles:  

Fonte: Bureau of Labor Statistics (BLS) & Automatic Data Processing (ADP) 

Conclusão: afinal, qual relatório é o mais importante? 

Os três relatórios são relevantes. Mas, se eu pudesse acompanhar apenas um, seria o Payroll, por conta da sua tempestividade (divulgado na primeira sexta-feira do mês subsequente) e da sua precisão (abarca 80% dos trabalhadores). Felizmente, esse não é o caso e podemos acompanhar as três pesquisas (recomendo que o faça).  

Dito isso, é importante destacar que cada relatório tem seus respectivos pontos fortes e fracos, por isso devem ser analisados distintamente. O ADP, para começar, é o primeiro a divulgar seus dados (dois dias antes do Payroll). Desta forma, mesmo abarcando uma amostra 5 vezes menor, os investidores acompanham o ADP de perto, como uma proxy superestimada do Payroll, fazendo preço no mercado.  

O Payroll, divulgado na sequência, é o relatório mais aguardado, pois traz o retrato com maior precisão do mercado de trabalho americano, haja vista que sua amostra abarca 80% dos trabalhadores. É utilizado pelo mercado para validar as premissas levantadas a partir do ADP. 

Por fim, o JOLTS, publicado com um mês de atraso em relação aos demais, é uma espécie de relatório anexo ao Payroll, trazendo informações ainda mais detalhadas acerca do mercado de trabalho norte-americano. Mais especificamente, à dinâmica entre oferta e demanda por trabalho. Sendo assim, fornece ricos insumos para os economistas realizarem suas projeções. 

Conteúdos recomendados

TUDO SOBRE INVESTIMENTOS

Invista em conhecimento

As últimas notícias sobre o que movimentou o mercado e a economia, e análises exclusivas de especialistas.

Confira nossa seleção de colunistas responsáveis por produzir artigos sobre investimentos, atualidades econômicas, análises especializadas e dicas para suas finanças pessoais!
Abra sua conta e tenha acesso a melhor assessoria financeira do Centro-Oeste

Preencha para realizar o seu cadastro inicial com a VOGA

Seus dados
Que serviço você busca?
Tem conta no BTG Pactual?
Você já investe? Em média, quanto você já possui aplicado em investimentos?
Invista em conhecimento
As últimas notícias sobre o que movimentou o mercado e a economia, e análises exclusivas de especialistas.
Homem branco apontando na tela um gráfico crescente com uma seta, demonstração dos resultados de quem acompanha nossa newsletter.

Cadastro efetuado com sucesso para receber a nossa Newsletter!

Participe do maior evento de mercado financeiro

e empreendedorismodo Centro-Oeste.

Participe do maior evento de
mercado financeiro e empreendedorismo
do Centro-Oeste.

Últimas vagas disponíveis
Logo VOGA btg pactual
Últimas vagas disponíveis

Cadastro VOGA efetuado!

Você agora faz parte da nossa rede de credenciados para receber as nossas comunicações, oportunidades, notícias e ofertas.

Escolha como deseja seguir