Atualização – Cenário Brasil (4 de Julho de 2024) 

Análise de mercado: Movimentos nos juros, câmbio e bolsa no Brasil, com destaque para tendências e oportunidades de investimento.
cenário brasil
Compartilhe:

Navegue pelos principais tópicos

No dia de ontem tivemos movimentos muito importantes nos juros e no câmbio, que podem ter significado a exaustão da tendência de alta que vimos nos últimos meses. No caso do dólar, tivemos a maior queda intradiária desde jan.2023 (-2.13%, chegando a cair mais de 2.30% ao longo do dia), buscando a média móvel mais curta de 9 períodos (claramente o preço estava bem esticado).  

No caso dos juros, também tivemos uma queda forte nas taxas, também buscando a média móvel mais curta de 9 períodos, deixando candles vendedores nos vértices mais longos no dia de 2 de julho, ao mesmo tempo que forma uma divergência baixista com o IFR 14 desde o dia 16 de abril, ou seja, os juros fazem novas máximas enquanto a força do movimento fica menor, podendo significar uma tendência de alta com baixa potência. 

A bolsa brasileira, não mencionada até agora por aqui, por outro lado, vem subindo quase que em linha reta desde o dia 18 de junho, bem diferente dos outros dois ativos mencionados até aqui, o que vem causando uma divergência que não é muito comum.  

Diz-se que o mercado de juros é um mercado mais eficiente, já que é mais operado por institucionais, ou seja, por essa lógica deveríamos presumir que o movimento correto é o dos juros e a bolsa deveria voltar a cair para fechar essa divergência.  

Todavia, me parece que quem estava certo dessa vez era a bolsa. 

Converso com várias gestoras quase todas as semanas, e todas elas estavam extremamente pessimistas com o mercado doméstico, algumas sem nem saber o que fazer. Nos últimos dias vimos grandes players desistindo do mercado brasileiro como o Morgan Stanley.  

Das que conversei recente, apenas o pessoal da Kinea e da Reach tinham uma visão mais positiva para o Brasil, bem mais próximo da nossa. 

A white background with black text

Description automatically generated

Isso tudo para dizer que institucional também erra, e às vezes erra feio.  

E para quem acha que o end all be all da bolsa é a entrada do gringo, todo esse movimento de alta começou muito antes de uma entrada mais forte dos estrangeiros a partir dessa última segunda-feira.  

Dessa forma, é provável que vimos o pico dos juros e do dólar ontem, tendo a bolsa já feito seu fundo 2 semanas atrás.  

Ontem também já começamos a ouvir falas no sentido de compromisso fiscal e de corte de gastos na ordem de 26 bilhões por parte do Governo Federal, o que pode ter sido um dos catalisadores para o movimento mais forte de ontem. 

Assim, acreditamos que pode ter chegado o momento de uma aposta mais forte no Brasil com uma assimetria de risco melhor, sabendo que o movimento de piora deve ter chegado a sua exaustão. 

No momento em que escrevo esse texto, o dólar já está caindo mais 1,24%, sendo cotado a R$ 5,48 (lembrando que há 2 dias estava sendo cotado a R$ 5,70).

 

Mercado de risco como bolsa e câmbio definitivamente merecem uma atenção maior dos investidores, e no caso da Renda Fixa, há prêmio em todos os vértices (juros de curto prazo precifica uma alta improvável da Selic) e em todos os indexadores (Pré ou IPCA), não precisando nem escolher muito…. 

Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos. 

E vamos às compras! 

Ricardo Moura 

Head de Alocação – VOGA | BTG Pactual 

Conteúdos recomendados
Mercados globais

Mercado Hoje

5 de março de 2024

TUDO SOBRE INVESTIMENTOS

Invista em conhecimento

As últimas notícias sobre o que movimentou o mercado e a economia, e análises exclusivas de especialistas.

Confira nossa seleção de colunistas responsáveis por produzir artigos sobre investimentos, atualidades econômicas, análises especializadas e dicas para suas finanças pessoais!
Abra sua conta e tenha acesso a melhor assessoria financeira do Centro-Oeste

Preencha para realizar o seu cadastro inicial com a VOGA

Seus dados
Que serviço você busca?
Tem conta no BTG Pactual?
Você já investe? Em média, quanto você já possui aplicado em investimentos?
Invista em conhecimento
As últimas notícias sobre o que movimentou o mercado e a economia, e análises exclusivas de especialistas.
Homem branco apontando na tela um gráfico crescente com uma seta, demonstração dos resultados de quem acompanha nossa newsletter.

Cadastro efetuado com sucesso para receber a nossa Newsletter!

Cadastro VOGA efetuado!

Você agora faz parte da nossa rede de credenciados para receber as nossas comunicações, oportunidades, notícias e ofertas.

Escolha como deseja seguir