Mercado de créditos de carbono no Brasil

Conheça o potencial do Mercado de Créditos de Carbono, uma oportunidade de investimento sustentável e tendência global.
Imagem representando o mercado de créditos de carbono
Compartilhe:

Navegue pelos principais tópicos

Na atmosfera, cada molécula de carbono está grudada a duas moléculas de oxigênio. A árvore, por meio da fotossíntese, troca o gás carbônico por oxigênio. E é nesta simples troca que mora parte da lógica do mercado de créditos de carbono.

As árvores da floresta fazem o chamado sequestro de carbono, e a quantidade de carbono retirada da atmosfera pelas plantas é calculada e, depois, transformada em créditos. Esses créditos são vendidos a quem quer diminuir o impacto de suas atividades poluentes.

O compromisso com a necessidade de reduzir a emissão de gases do efeito estufa tomou mais força recentemente, especialmente com a realização da última Conferência do Clima da ONU, a COP27, realizada em Sharm el-Sheikh, no Egito, em novembro de 2022.

Nesta conferência, foi firmado o acordo global, pelos atores estatais e não estatais, para, até o final desta década, reduzir a degradação dos recursos naturais, a perda da biodiversidade e proteger as mais de 7 bilhões de pessoas no mundo dos riscos climáticos crescentes.

As medidas acordadas nesta cúpula climática visam o cumprimento do Acordo de Paris, o tratado mundial a respeito das alterações climáticas, adotado para fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos dessas mudanças.

Diante desse cenário, o mercado financeiro apresenta a modalidade de investimento em créditos de carbono, que assegura os esforços para essa finalidade.

O Brasil pode movimentar cerca de US$ 100 bilhões com o mercado de carbono

A expectativa é que ocorra a ascensão dessa modalidade de investimento no Brasil e no mundo. Com isso, os créditos de carbono valerão como uma espécie de “moeda” que representa a quantidade de carbono que deixou de ser emitida ou foi removida da atmosfera, contribuindo assim com a diminuição do efeito estufa.

Eles ainda ganham cada vez mais força, a partir do momento que cientistas em todo o mundo estão em consenso quanto à necessidade dos países adotarem estratégias para reduzir e eliminar as fontes que emitem esses gases, sobretudo dióxido de carbono (CO₂), metano (CH₄) e óxido nitroso (N₂O).

Em 2020, os três maiores mercados futuros de carbono, rastreados pelo indicador IHS Market Global Carbon, tinham um tamanho de mercado de 260 bilhões de dólares, com o preço global do carbono sendo de US$ 24,05 por tonelada de CO₂.

As projeções atuais indicam um cenário bastante positivo para esse mercado no Brasil, uma vez que será necessário estabelecer faixas de preço entre 50 e 100 dólares por tonelada para cumprir as metas condicionais no Acordo de Paris.

Portanto, as expectativas para o nosso país indicam um forte potencial para esse mercado, especialmente por termos mais de 80% da produção de energia proveniente de fontes renováveis, enquanto a média mundial é de 30%.

Debate sobre mercado de créditos de carbono será realizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados

Aqui no Brasil, o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no país foi aprovado em unanimidade pelo Senado Federal no dia 04 de outubro de 2023. A proposta visa criar o Sistema Brasileiro do Comércio de Emissões (SBCE), que regulará as emissões de empresas que emitem acima de 10 mil toneladas de CO₂ por ano.

Por ter sido aprovado em caráter terminativo, o texto dispensa a votação em plenário e segue diretamente para a Câmara dos Deputados. A audiência pública está prevista para acontecer amanhã, dia 19 de outubro de 2023, às 10 horas, no plenário 5.

A autora do requerimento para a realização da audiência é a deputada Antônia Lúcia (Republicanos-AC). Segundo ela, um dos objetivos do debate é obter subsídios para os vários projetos de lei que tramitam na Câmara sobre o assunto.

Por fim, destacamos a importância de estarmos atentos ao grande potencial desse mercado. Afinal, investir em sustentabilidade não significa sacrificar rentabilidade.

Conteúdos recomendados

TUDO SOBRE INVESTIMENTOS

Invista em conhecimento

As últimas notícias sobre o que movimentou o mercado e a economia, e análises exclusivas de especialistas.

Confira nossa seleção de colunistas responsáveis por produzir artigos sobre investimentos, atualidades econômicas, análises especializadas e dicas para suas finanças pessoais!
Abra sua conta e tenha acesso a melhor assessoria financeira do Centro-Oeste

Preencha para realizar o seu cadastro inicial com a VOGA

Seus dados
Que serviço você busca?
Tem conta no BTG Pactual?
Você já investe? Em média, quanto você já possui aplicado em investimentos?
Invista em conhecimento
As últimas notícias sobre o que movimentou o mercado e a economia, e análises exclusivas de especialistas.
Homem branco apontando na tela um gráfico crescente com uma seta, demonstração dos resultados de quem acompanha nossa newsletter.

Cadastro efetuado com sucesso para receber a nossa Newsletter!

Participe do maior evento de mercado financeiro

e empreendedorismodo Centro-Oeste.

Participe do maior evento de
mercado financeiro e empreendedorismo
do Centro-Oeste.

Últimas vagas disponíveis
Logo VOGA btg pactual
Últimas vagas disponíveis

Cadastro VOGA efetuado!

Você agora faz parte da nossa rede de credenciados para receber as nossas comunicações, oportunidades, notícias e ofertas.

Escolha como deseja seguir